Após sete trimestres de recordes consecutivos, o transporte marítimo de contentores viu os seus lucros baixarem no terceiro trimestre de 2022. E a tendência deverá manter-se.
No terceiro trimestre, o shipping de contentores terá alcançado lucros de 58,9 mil milhões de dólares, estima John McCown, da Blue Alpha Capital. Um resultado que representa um crescimento homólogo de 22,4% face aos 48,1 mil milhões de dólares de lucros de há um ano, mas que fica 6,6% abaixo dos lucros alcançados no segundo trimestre do ano corrente (63,7 mil milhões de dólares).

O analista considera. pois, que o pico dos ganhos do sector já foi atingido, e avisa que a tendência de quebra deverá manter-se nos próximos meses e trimestres.
Em consequência, a sua previsão de lucro do sector para o final do exercício foi revista bem baixa, de 244,9 mil milhões para 223 mil milhões de dólares. Ainda assim, 50,6% acima do recorde do ano passado.
As contas de John McCown assentam nos resultados apresentados por 11 companhias, que representam 64,5% da capacidade mundial de transporte marítimo de contentores, e assumem que os restantes operadores terão tido uma performance similar.
Quase em simultâneo, a Alphaliner avisou que os lucros do sector poderão cair até 70% no quarto trimestre, com a ZIM a experimentar o maior “trambolhão”.