A Lufthansa Cargo e a Swiss Cargo anunciam para 25 de Outubro a entrada em vigor de uma nova estrutura tarifária, com uma tarifa base e uma única sobretaxa. Em nome da transparência.
A operadora germânica e a sua filial helvética não aderem, assim, à tendência das tarifas “all-in”. A opção foi estuda por ambas, mas a conclusão terá sido que são “menos transparentes”, sustenta, em comunicado, o COO da Swiss, Oliver Evans.
A nova estrutura de preços anunciada para o Inverno IATA será simplificada, com todas as sobretaxas (nomeadamente de segurança e de combustível) substituídas por uma única “Airfreight Surcharge”.
O novo esquema será mais simples mas não necessariamente mais barato. Ainda que o valor da nova sobretaxa seja inferior ao da soma das várias sobretaxas que vem substituir, o valor da tarifa base será ajustado em alta para manter o nível de preços actualmente em vigor, avançam as duas companhias em comunicado hoje emitido.
A sobretaxa de carga aérea reflectirá as variações das componentes de custos que não são controladas pelas companhias.