O Conselho de Supervisão da Lufthansa aprovou hoje a encomenda de 35 novos aviões, num investimento global de perto de quatro mil milhões de dólares, a preços de catálogo.
Cinco dos aparelhos serão aviões cargueiros B777, que deverão ao serviço da companhia alemã a partir de 2013. O objectivo é aumentar a oferta de capacidade para responder ao aumento da procura em alguns mercados.
Os novos aviões são mais económicos em termos de consumo e menos ruidosos que a frota actual da companhia. O que é uma vantagem considerável tendo em vista até as restrições ao ruído no hub da companhia em Frankfurt. Na verdade, os B777 são considerados os cargueiros mais modernos na sua classe de dimensão.
A encomenda hoje aprovada compreende também a compra de 30 aviões da nova geração da família Airbus A320. Os 25 A320neo e os cinco A321neo destinam-se às operações de passageiros na Europa.
Também aqui a escolha foi justificada pela economia de combustível (menos 15% que os aparelhos actuais similares) e pela redução do ruído, entre 10 e 15 decibéis.
Os novos Airbus deverão entrar ao serviço a partir de 2016.
A Lufthansa anunciou há dias os lucros de 2010 e o regresso à distribuição de dividendos. As compras de aviões visam modernizar e ampliar a frota. No caso da carga, o objectivo último será substituir os MD-11 que ainda permanecem em serviço.