A Lufthansa vai investir 325 milhões de euros na ITA Airways e ficar com 41% da companhia italiana, com opção para comprar o resto.
O acordo entre a Lufthansa e o governo italiano foi hoje anunciado. A companhia germânica injectará 325 milhões de euros na ITA Airways mediante um aumento de capital.
Ao mesmo tempo o estado italiano deverá injectar mais 250 milhões de euros na companhia transalpina.
A Lufthansa fica com a opção exclusiva para adquirir as restantes acções da ITA Airways, num futuro indeterminado e a um preço em linha com a performance da companhia.
Com esta aquisição, a ITA Airways será a ser a quinta companhia do grupo Lufthansa, que assim estende até à Europa do Sul a sua estratégia de multi hub e multimarca.
A ITA Airways foi fundada em Novembro de 2020, na sequência do fecho da Alitalia, e a sua visa não tem sido fácil, sobrevivendo à custa de apoios estatais.
A companhia emprega cerca de 4 000 funcionários e opera uma frota de 66 aviões Airbus, com os quais serve 64 destinos (21 domésticos, 33 internacionais e dez intercontinentais).
O desenvolvimento das ligações com África e a América Latina é uma das opções estratégica já traçadas para a nova vida da ITA Airways.
A conclusão da operação fica dependente das autorizações regulamentares, mas deverá ocorrer em breve, segundo os intervenientes.
Com esta noticia talvez Portugal ofereca a TAP à concorrencia