A Lufthansa estará a negociar a compra de 40% da ITA Airways (ex-Alitalia). O acordo poderá ser anunciado ainda esta semana.
Estará iminente o acordo entre a Lufthansa e a ITA, a sucessora da falida Alitalia, para a entrada dos alemães como accionistas e sócios industriais da companhia aérea transalpina.
De acordo com o italiano “Il Foglio”, o princípio de acordo abrangerá a manutenção da base de Roma – Fiumicino para ligações directas para África e Américas.
O interesse da Lufhansa na companhia italiana, e dos italianos numa parceria com a companhia germânica não é de agora, mas nunca foi avante enquanto existiu a Alitalia, por causa dos custos financeiros, políticos e sociais da sua restruturação.
A ITA Airways começou a operar a 15 de Outubro do ano passado, na sequência da falência da Alitalia, com cerca de 2 300 funcionários e uma frota menor do que a operada pela sua antecessora.
Com a eventual entrada na ITA Airways (que, curiosamente, adquiriu entretanto, em leilão, a marca Alitalia), a Lufthansa não só continuaria a urdir a sua teia de participações na Europa, como retiraria a companhia transalpina da possível influência das alianças globais rivais, e desde logo da AF-KLM.
A Lufthansa beneficiou da ajuda estatal de Berlim, por causa do impacte da Covid-19 na sua actividade, mas já devolveu os montantes recebidos, pelo que pode avançar para aquisições sem infringir as regras da concorrência.
A Lufthansa continua a ser dada como interessada na TAP, numa possível futura reprivatização da companhia nacional.