Até ao final do ano, a Luís Simões deverá acrescentar quatro duotrailers à sua frota. No final de 2025 deverá ter mais de 20 em operações de distribuição na Península Ibérica.
Foi em 2016 que a Luís Simões começou a utilizar os primeiros duotrailers (à altura para o transporte de pasta de papel entre a unidade da Celbi e o porto a Figueira da Foz). Hoje conta com sete, mas os planos são para multiplicar a frota, aproveitando as vantagens operacionais e de sustentabilidade ambiental de uma solução que permite o transporte simultâneo de dois reboques.
Até ao final do ano a operadora espera a entrada de operação de mais quatro conjuntos e prevê ultrapassar os 20 veículos no segundo semestre de 2025.
Os duotrailers têm uma capacidade de até 48 toneladas de carga útil ou 180m³ de volume, o dobro de um conjunto convencional, o que reduz para metade as viagens necessárias para o transporte de um volume equivalente. Com isso reduz-se o consumo de combustível, as emissões poluentes (menos 25%, ou até menos 90% em caso de utilização de de combustíveis sustentáveis como o HVO), o tráfego rodoviário (menos congestionamentos, menos riscos de sinistralidade) e a necessidade de motoristas (activo cada vez mais escasso).
“A incorporação de duotrailers nas nossas operações é um exemplo claro de como a tecnologia actual pode transformar o nosso modelo de negócios, tanto em termos de emissões, como de optimização de recursos. Estamos comprometidos com a descarbonização das nossas operações, e este é apenas um passo num processo mais amplo que nos vai permitir continuar a liderar o sector no que toca à responsabilidade ambiental e à competitividade,” justifica Tiago Garcia, director de Transportes da Luís Simões em Portugal, citado em comunicado.