A Luís Simões apresentou no Supply Chain Meeting 2015, a solução de transporte multimodal rodo-marítimo que desenvolveu para a Altri, com o recurso a gigaliners.
“O uso de veículos modulares com maior capacidade de carga facilita e torna mais eficiente o transporte em curtas distâncias, ao diminuir o número de viagens e, consequentemente, o consumo de combustível. Este é um exemplo de como a inovação no sector de logística e do transporte traz benefícios, quer económicos quer ambientais, aumentando a capacidade competitiva dos operadores”, afirma, citada pela assessoria de imprensa, Dalila Tavares, directora de business development da divisão de transportes da empresa.
Neste contexto, a Altri e a Luís Simões desenvolveram uma parceria centrada na utulização de gigaliners de 25,25 metros para o transporte de pasta de papel entre a unidade da Altri na Leirosa (Celbi) e o porto da Figueira da Foz.
De acordo com a transportadora, esta solução permitiu reduzir em cerca de 33% o número de camiões a realizar aquele trajecto, bem como cortar 15% no consumo de combustível por tonelada/km.
Os gigaliners são uma combinação de veículos composta por um camião de três eixos acoplado a um dolly (um pequeno chassis composto por dois eixos, ligado por uma lança móvel semelhante a um reboque, com um prato de engate que permite o acoplamento de um semi-reboque de 13,62 metros).
Esta combinação permite circular com um peso bruto até 60 toneladas (sendo o limite convencional de 40 toneladas), e cumpre os requisitos legais relativos ao raio de viragem, pois consegue descrever um círculo que não ultrapassa os 12,5 metros de raio de viragem e um raio interior de 5,3 metros.
Além disso, por ter oito eixos, apresenta pesos por eixo inferiores aos máximos permitidos por lei, daí resultando uma redução estimada em cerca de 30% no desgaste nas vias rodoviárias, comparativamente ao desgaste provocado pelos veículos convencionais de cinco eixos.