A Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, foi distinguida pelo quinto ano consecutivo com a Medalha de Ouro Ecovadis, que reflete o seu desempenho sustentável na área dos Transportes em 2023. A empresa obteve uma pontuação três pontos acima de 2022, demonstrando a idoneidade das ações que desenvolveu no âmbito do seu plano estratégico de sustentabilidade.
A Ecovadis, que analisou mais de 1.6 milhões de empresas de 200 indústrias diferentes, procura promover a sustentabilidade nas cadeias de abastecimento, com o objetivo de impulsionar a inovação, minimizar os riscos e favorecer a transparência e a confiança entre parceiros de negócio. No caso da Luís Simões, a organização avalia as operações de transporte em diferentes aspetos, incluindo o impacto ambiental, as compras sustentáveis, os direitos laborais e humanos e a ética.
A pontuação atribuída foi superior à média do setor em todas as áreas avaliadas, com maior destaque para a de Ambiente, seguida da de práticas laborais e ética. O certificado é, portanto, o resultado da implementação de uma estratégia abrangente de responsabilidade social corporativa, liderada por uma equipa multidisciplinar e envolvendo diferentes áreas de negócio da Luís Simões.
“É com muito orgulho que recebemos mais uma vez a Medalha de Ouro Ecovadis para a nossa atividade de transportes. Na Luís Simões entendemos que ser sustentável significa ter de inovar e transformar-nos de várias formas e apostar em ações que vão para além da redução de emissões“, afirma Cláudia Simões, Coordenadora de Sustentabilidade da Luís Simões. “A sustentabilidade tem de ser vista de uma forma transversal e orientada para o futuro. Só assim é possível oferecer um serviço de qualidade alinhado com as novas necessidades dos nossos clientes, da nossa economia e da nossa sociedade“.
Luís Simões: uma estratégia ESG focada no crescimento
Sob esta premissa, a Luís Simões conseguiu classificar-se como uma empresa de transporte sustentável, alinhada com os objetivos de responsabilidade de muitos dos seus clientes, incluindo a Coca-Cola, Nestlé, Heineken, Procter & Gamble ou Unilever, entre outras marcas relevantes do setor FMCG.
Durante o ano de 2023, a frota da Luís Simões percorreu mais de 120 milhões de quilómetros e a operadora geriu quase 10.000 envios de e-commerce por dia. Todas estas operações foram abordadas de uma perspetiva sustentável, que diminuiu os níveis de emissões de gases com efeito de estufa da frota própria da empresa em 12% face a 2017. Entre as múltiplas iniciativas que contribuíram para este objetivo está a manutenção de uma frota jovem, com uma idade média de 2,6 anos, e a aposta em veículos euromodulares, sendo a Luís Simões pioneira na sua introdução sustentada na Península Ibérica.
Paralelamente a estas práticas focadas na promoção de um transporte mais amigo do ambiente, a empresa tem desenvolvido vários projetos dedicados a promover a formação, o reconhecimento e o bem-estar dos seus colaboradores.