Segunda-feira, Outubro 2, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

M&A “baralha” ranking dos operadores de terminais

por T&N
25/07/2023
em Marítimo
0
Sines cresceu 24% no primeiro semestre
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O aumento das fusões e aquisições (M&A) nos próximos cinco anos poderá alterar o ranking dos operadores globais de terminais de contentores, antecipa a Drewry.

No seu tradicional Global Container Terminal Operators Annual Review and Forecast, a consultora assinala que nos últimos anos aumentou a número de entidades desejosas de investir no mercado portuário global, numa tendência que deverá manter-se nos próximos anos.

Entre esses investidores estão operadores de terminais de base regional e companhias de shipping de contentores. que deverão surgir no ranking dos operadores globais já no próximo ano.

Hapag-Lloyd (comprou terminais nos EUA) ONE (idem), Adani, AD Ports (comprou a Noatum) são apontados  como próximos big players no sector.

 

Na verdade, já em 2022 o ranking da Drewry de operadores de terminais de contentores globais subiu de 20 para 21 membros, com as entradas da MSC e Wan Hai a compensarem com vantagem a saída da HHLA (afectada pelo fecho do terminal de Odessa).

Se para o futuro próximo se anunciam mexidas no ranking, pelo menos em 2022 a PSA International manteve a liderança com 61 milhões de TEU movimentados (menos 3,6% em termos homólogos).

Seguiram-se-lhe a China Cosco Shipping com 52,9 milhões de TEU (+4,2%) e a China Merchant Ports com 50,6 milhões de TEU (+5,4%).

A APM Terminals caiu para o quarto posto, com 48,8 milhões de TEU processados (-3,2%), fruto do desinvestimento nos terminais de Maasvlakte em 2021 e Wilhelmshaven em 2022, justifica a Drewry.

A DP World fechou o top 5, também a perder 3,1% para 46,.5 milhões de TEU, também em resultado da redução da participação no porto de Jebel Ali.

Nos lugares seguintes do top 21 situaram-se a Hutchison  Ports, MSC, ICTSI, TIL, CMA CGM, SSA Marine, Yilport, Evergreen, Eurogate, HMM, MOL, Bolloré Ports, NYK Line, Wan Hai e Yang Ming.

Juntos os operadores globais de terminais de contentores movimentaram 48% do tráfego mundial, tendo crescido 0,6% face a 2021, enquanto o mercado avançou apenas 0,5%, sempre segundo a Drewry.

 

Notícias Relacionadas

Frota de contentores “inteligentes” acelera
Marítimo

Frota de contentores “inteligentes” acelera

10/07/2023
Produção de contentores em mínimos de 14 anos
Marítimo

Produção de contentores em mínimos de 14 anos

24/05/2023
Wan Hai Line encomenda dez feeders
Marítimo

Shipping de contentores regressa às perdas em 2024

26/04/2023
A seguir
Consórcio da Mota-Engil ganha concessão rodoviária na Argentina

Mota-Engil à frente no porto do Benin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Lisboa é o melhor porto de cruzeiros da Europa

Lisboa é o melhor porto de cruzeiros da Europa

02/10/2023
PSA admite rever investimentos em Sines

PSA admite rever investimentos em Sines

02/10/2023
Carris vai investir 170 milhões em frota

Carris vai investir 170 milhões em frota

22/09/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Açores esperam 58 cruzeiros até final do ano

22/09/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist