Estará por dias o arranque das escalas regulares da MacAndrews no terminal de contentores de Ferrol, na Galiza, detido pela Yilport Holding através da portuguesa TCL.

Na noite da passada sexta-feira, um navio da companhia do Grupo CMA CGM esteve em Ferrol para descarregar uma centena de contentores vazios que deverão ser utilizados pelos clientes do novo serviço para expedirem as suas mercadorias.

A oferta anunciada pela autoridade portuária de Ferrol San Cibrao – mas ainda não concretizada pelo armador – será de duas escalas semanais, com ligações a Sul até às Canárias, e a Norte até ao Reino Unido e ao Norte da Europa. Na prática, tudo indica, tratar-se-á de incluir o porto galego na rotação de um dos múltiplos serviços que a MacAndrews já disponibiliza na Península.

O arranque das operações da MacAndrews marcará também o início da laboração do terminal de contentores de Ferrol, concessionado à FCT, detida a 100% pela TCL, concessionária do terminal de contentores de Leixões, uma e outra controladas pela Yilport e, logo, “rebaptizadas” de Yilport Leixões e Yilport Ferrol.

Terminal de águas profundas (tal como Sines), Ferrol há muito aguarda a chegada dos primeiros navios, desejo que tem sido adiado por circunstâncias várias, desde algumas limitações operacionais entretanto supridas ou em vias de o serem, até à convulsão que nos últimos tempos afectou a indústria do transporte marítimo de contentores.

A ida da MacAndrews para Ferrol era há muito esperada, para mais depois do sucesso da escala experimental realizada no ano passado.

» Terminal de contentores de Ferrol já é da TCL

» MacAndrews estreia terminal do TCL em Ferrol

 

Os comentários estão encerrados.