A MacAndrews está a ponderar lançar novos serviços em Ferrol, no terminal controlado pela Yilport através da TCL.

O terminal de contentores de Ferrol é detido pela Yilport

A MacAndrews, para já o único cliente regular do terminal de contentores de Ferrol, estará a estudar a criação de um serviço para Liverpool e Dublin, através de Bilbau. A notícia está a ser avançada em Espanha e aponta como justificação o aumento da procura no porto galego.

A entrada em operação do terminal de contentores da Yilport trouxe um forte impulso à actividade portuária em Ferrol, com 5 000 TEU e 40 000 toneladas movimentadas nos primeiros meses.

As cargas mais importantes no presente são fertilizantes, aço, componentes de eólicas marítimas, alimentos, conservas, madeira, têxteis e granito.

É com base nesta dinâmica que os responsáveis do terminal consideram completar a oferta com novos serviços para o Reino Unido através de ligações feeder para o transbordo de mercadorias.

A MacAndrews, recorde-se, suspendeu a actividade em Setúbal na sequência da greve dos estivadores. Há uns anos já havia feito o mesmo em relação a Lisboa, pelos mesmos motivos.

O terminal de contentores de Ferrol dispõe de 290 mil metros quadrados de superfície e de um cais de 1 450 metros, com fundos de -20 metros. A capacidade anual é de 1,5 milhões de TEU.

O terminal de contentores de Ferrol está concessionado à TCF, detida a 100% pela TCL, que por sua vez é controlada a 100% pela Yilport.

Comments are closed.