Os portos da Madeira deverão receber este mês 52 escalas de navios cruzeiros, mais do que no conjunto dos dois primeiros meses do ano, antecipa a presidente da APRAM.
“Se tudo correr bem, deveremos ter totalizado neste mês 52 escalas, quatro delas na ilha de Porto Santo”, referiu Paula Cabaço, citada na newsletter da APRAM, num balanço à actividade de cruzeiros na Madeira.
Nos dois primeiros meses de 2022, o porto do Funchal recebeu 49 escalas de cruzeiros. Em Janeiro contaram-se 29, com 28 369 passageiros e 21 210 tripulantes, e em Fevereiro outras 20, com 20 723 passageiros e 15 387 tripulantes.
Paula Cabaço faz um balanço “positivo”, mesmo se “o mau tempo, em Janeiro e também, em Fevereiro, além de razões circunstanciais das companhias, levaram ao cancelamento de 15 escalas”.
Para a presidente da APRAM “o impacto que o movimento de passageiros e tripulantes tem na economia regional é significativo. Por exemplo, nestes dois meses, houve 1 191 táxis e 1 651 autocarros e carrinhas que vieram ao Porto do Funchal para levar clientes em excursões e passeios pela ilha”.
Já este mês, o Porto Santo estreou a época de cruzeiros, com as duas primeiras escalas no passado sábado. 2022 deverá ser um ano recorde na ilha, prevendo-se um total de 23 escalas.