O Governo Regional da Madeira relançará ainda esta semana o concurso para a exploração do ferry que há-de ligar o Funchal ao Continente, anunciou o secretário da Economia, Turismo e Cultura.
Um primeiro anúncio do concurso foi feito no arranque de Agosto, mas logo anulado por conter várias “imprecisões”. No entretanto, as autoridades madeirenses receberam os pareceres favoráveis da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e do próprio Ministério do Mar às peças do processo, anunciou também Eduardo Jesus.
A partir daqui, acrescentou o governante regional, prevê-se “o lançamento, na plataforma, do Concurso Público Internacional, no decorrer da semana que agora se inicia, ou seja, entre os dias 22 e 25 de Agosto”. O passo seguinte será mesmo “tudo fazer para que o mesmo suscite o interesse do mercado”.
Os interessados em explorar a linha regular de ferry entre a Madeira e o Continente terão 70 dias para apresentar as respectivas propostas. O governo do Funchal quer que o serviço arranque já no primeiro semestre de 2018.
A ligação terá de ser semanal, durante todo o ano; a viagem terá de ser directa entre os portos do Funchal e de Portimão e não poderá demorar mais de 24 horas; o navio terá de ter uma capacidade mínima para 300 passageiros e não poderá ter mais de 175 metros de comprimento e seis metros de calado (para poder operar no Funchal).
O único critério para a escolha do vencedor será o preço mais baixo. O vencedor poderá contar com um apoio de nove milhões de euros do orçamento regional, num prazo de três anos sobre o início da operação. Uma portaria publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma autorizou despesas de 2,25 milhões de euros em 2018, três milhões de euros em 2019 e 2020 e 750 mil euros em 2021.