O último autocarro a diesel da EMT de Madrid realizou a sua última viagem no último dia do ano passado.
Madrid é, desde o início do ano, a primeira grande cidade europeia com uma frota de autocarros 100% limpos.
Cumprindo a promessa feita em 2020 pelo alcaide de Madrid, de que depois de 2023 não haveria qualquer autocarro a combustão a operar, a EMT dispõe agora de uma frota de zero emissões poluentes.
Para isso, nos últimos anos foram adquiridos 1 291 autocarros, com os quais se renovou 60% da frota da EMT, agora composta por 1 915 autocarros a GNC e 180 autocarros eléctricos.
Fruto desse investimento, refere a operadora pública madrilena, a idade média da frota também baixou significativamente, de 9,46 anos em Novembro de 2016 para 4,84 anos actualmente.
Mas o processo não ficará por aqui. Ainda este mês são esperados em Madrid os primeiros dez autocarros a hidrogénio e mais 150 veículos 100% eléctricos.
Actualmente, a EMT já opera 19 linhas exclusivamente com autocarros eléctricos, mas o objectivo é chegar a 2025 com 25% da frota 100% eléctrica.