O governo de Espanha continua a acreditar que Portugal vai avançar com os projectos ferroviários acordados entre os dois países. O voto de confiança, e o recado, deixou-os a ministra do Fomento do país vizinho, Ana Pastor.

Sem precisar prazos, a ministra espanhola sublinhou que o Governo português “se comprometeu a seguir em frente com esses trabalhos”, referindo-se à ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid para o tráfego de passageiros e mercadorias.

Depois de um forte abrandamento, por causa da crise que assolou o país, a Europa e o mundo, o governo espanhol está a acelerar os investimentos em infra-estruturas de transportes, mormente nas ligações ferroviárias à fronteira portuguesa.

Do lado português, o Executivo de Passos Coelho mantém a aposta nas ligações ferroviárias Sines – Elvas, Aveiro – Vilar Formoso e Porto – Valença, ainda que sejam muitas as dúvidas e pouco o tempo para apresentar os projectos a Bruxelas, para eventual co-financiamento.

Ana Pastor esteve em Lisboa para a VIII Conferência de Ministros de Transportes do Mediterrâneo Ocidental (Grupo 5+5), que reuniu representantes dos governos das duas margens do Mediterrâneo.

Comments are closed.