Os operadores foram rápidos a propor investimentos em troca do aumento dos prazos das concessões portuárias, mas a tramitação dos processos poderá prolongar-se até ao último trimestre do próximo ano, avisa a Puertos del Estado.

Porto de Barcelona - TCB

O prazo para a apresentação das propostas de investimento dos actuais concessionários terminou no passado dia 6, com um total de 357 projectos, num investimento total prometido de 1 500 milhões de euros, tendo como contrapartida a ampliação/prolongamento das concessões.

“Os pareceres vinculativos [sobre a avaliação das propostas] não estarão prontos antes de Setembro de 2016”, avisa a Puertos del Estado, pelo que, dependendo da tramitação posterior nas administrações portuárias, “o processo de contratualização das concessões poderá alargar-se até ao final do próximo ano”, refere uma fonte da holding pública, citada nos media espanhóis.

À Plataforma de Investidores em Portos Espanhóis (PIPE), que agrega os principais operadores portuários, não agrada tamanha demora. “Os timings são muito importantes e as candidaturas devem ser aprovadas o quanto antes”, referiu o vice-presidente executiva da organização num pequeno-almoço/debate promovido ontem pela “Efe”, em Madrid.

José Luís Almazán sublinhou “o importante esforço realizado pelas empresas concessionárias para apresentarem propostas dentro do prazo legal” e sustentou que “a interpretação legislativa por parte do governo há-de ser rigorosa mas viabilizadora”.

Ao contrário da Puertos del Estado, a PIPE entende ser possível, além de desejável, que o processo seja “finalizado nesta legislatura, antes que termine 2015”.

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This article has 1 comment

  1. Portugal devia seguir o exemplo de Espana mas o nosso secretário de estado dos transportes, sérgio s monteiro não percebe ou “não quer perceber” estas vantagens negando à autoridade de Singapura essa possibilidade em Sines, perde o porto alentejano e mais importante perde Portugal face à Espanha, incrível !!!