A próxima cimeira ibérica entre os governos de Portugal e Espanha, prevista para Junho , trará boas notícias sobre as ligações ferroviárias entre os dois países, promete a ministra espanhola do Fomento.

Comboio Porto-Vigo

Oradora convidada do Fórum Cinco Dias, promovido pelo diário económico espanhol, que hoje decorreu em Madrid, Ana Pastor, questionada sobre o AVE para Portugal mostrou-se muito optimista.

“Sobre as ligações com Portugal, vai realizar-se uma cimeira no próximo mês e há boas notícias”, afirmou, citada pelo “Cinco Dias”. “Estamos a trabalhar na Extremadura e também no Lisboa – Porto – Galiza. Pela primeira vez há um comboio directo entre Vigo e o Porto, que poupa uma hora de viagem e que está tendo um resultado extraordinário”, acrescentou.

Sobre a ligação ferroviária pela fronteira de Vila Formoso, a ministra espanhola referiu apenas que “vamos licitar a electrificação [do troço] de Salamanca e Fuentes de Oñoro”.

Ainda sobre a ferrovia, mas agora para “consumo” exclusivamente interno, Ana Pastor defendeu a viabilidade e a importância dos investimentos na Alta Velocidade e anunciou investimentos de 1 257 milhões de euros – os maiores de sempre – na rede de Cercanias (os serviços suburbanos).

Comments are closed.