As novas regras de distribuição no centro de Madrid vigorarão a partir de 1 de Agosto. As operações de carga e descarga serão mais restringidas, em particular para os veículos mais poluentes.
As zonas da capital espanhola afectadas serão os bairros de Las Letras, Cortes e Embajadores, além de todo o distrito da Ópera (integrando vários bairros, os distritos são a divisão administrativa equivalente às freguesias portuguesas).
O horário de cargas e descargas naquelas zonas será das 8h00 às 15h00, para veículos movidos a GNC, GPL, híbridos ou com motor a combustão que cumpra as normas Euro VI.
No caso das viaturas que possam circular com zero emissões directas (eléctricos, pilha de combustível, híbridos plug-in ou com extensor de autonomia) com autorização do Serviço de Estacionamento Regulado de Madrid, aquele horário alarga-se da 8h00 às 18h00.
Pelo contrário, os veículos com motor a combustão interna anteriores à norma Euro VI apenas poderão efectuar as operações de carga e descarga entre as 8h00 e as 13h00.
Para que qualquer veículo possa aceder àquela área haverá que solicitar previamente autorização às autoridades municipais de Madrid. Entre a documentação que é necessário apresentar está uma cópia do certificado de matrícula do veículo ou do contrato de locação financeira do mesmo. Toda a informação sobre as novas regras de circulação do trânsito no centro da capital espanhola pode ser consultada aqui.