O Maeil GrowOut começou a ser implementado em Abril do ano passado e os resultados começam a aparecer: em 2013 o peso das exportações no volume de negócios quase triplicou.
O projecto visa “aumentar as exportações da Maeil através do conhecimento de mercados, desenvolvimento e promoção internacional da marca, da prospecção e presença em mercados internacionais, e promoção e marketing internacional”, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS uma fonte oficial da empresa.
Desde Abril de 2013, responsáveis da Maeil já se deslocaram “por diversas vezes a Angola, África do Sul, EUA e Espanha”, e “até Abril de 2015” estão programadas visitas a outros mercados.
O Maeil GrowOut pressupõe um investimento “de 75 mil euros para os dois anos”. O projecto foi candidatado ainda em 2013 ao QREN, ao abrigo do Sistemas de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME. A aprovação pelo AICEP, agora conhecida, representa a “comparticipação de 45% das despesas elegíveis”, acrescentou a mesma fonte.
A Maeil desenvolve sistemas de informação para a área dos transportes e logística (entre outras), nomeadamente para “armadores, agentes de navegação, transitários, operadores logísticos e terminais e exportadores/importadores”, acrescentou a mesma fonte. Na sua carteira de clientes figuram empresas como a MSC, a Expeditors, a CMA CGM, a Grimaldi, a Parquecon, a Wec Lines Kenya ou a Orey Angola.
No ano passado, a empresa atingiu um volume de negócios de “cerca de 654 mil euros”, o que representou um crescimento homólogo de 4%. Os mercados internacionais compensaram a estagnação dentro de portas, com as receitas além-fronteiras a passaram de “62 mil euros, em 2012, para 167 mil euros, em 2013”.
No primeiro trimestre de 2014, a companhia atingiu uma facturação de perto de 185 mil euros, sendo que o objectivo para o final do exercício é “crescer entre 10% e 15%” e atingir, “entre 2014 e 2015 uma quota de exportação de 30%”.