Depois da classe EEE, a Maersk volta a surpreender o mercado com o design propostol para os novos porta-contentores de 16 mil TEU a metanol.
A Maersk revelou ontem o design dos seus próximos porta-contentores de 16 mil TEU a metanol, a serem construídos pela Hyundai Heavy Industries e que deverão entrar ao serviço em 2024.
As imagens divulgadas surpreendem logo pela localização dos alojamentos e da ponte do navio na proa. Uma opção que, justifica a Maersk, permite a aumentar a capacidade de transporte do navio de 350 metros de comprimento.
O design proposto, onde se destaca também a localização da chaminé do navio à popa mas apenas de um lado (de novo, para aumentar a capacidade e a eficiência das operações nos terminais), deverá permitir um aumento de 20% na eficiência energética do navio.
A redução estimada das emissões é de um milhão de toneladas de CO2/ano para o conjunto dos oito navios encomendados.
Entre as novidades estão também a nova colocação dos salva-vidas, novas luzes de navegação e mais câmaras para ajudar o capitão a governar o navio.
Os novos navios dual fuel a metanol da Maersk disporão de depósitos com capacidade para 13 mil metros cúbicos de metanol berde, o que lhes permitirá realizar viagens de ida e volta sem necessidade de se reabastecerem.
Além dos navios de 16 mil TEU. a Maersk tem encomendado um feeder a metanol, para operar no Norte da Europa a partir de 2023.