A Maersk vai lançar, ainda este ano, um assistente virtual. Baptizado de Captain Peter, este avatar pretende melhorar o desempenho da plataforma Remote Container Management (RCM) do grupo dinamarquês.
O avatar ajudará os clientes ao longo do trânsito das suas cargas. No início, o Captain Peter seguirá apenas algumas regras simples, enviando informações actualizadas por meio do canal preferido dos clientes, por exemplo, SMS ou e-mail, sobre a temperatura e condições atmosféricas do contentor, bem como um cronograma da viagem. Em caso de desvios ou embarque atrasado, o avatar notificará os clientes.
Quando o contentor chegar ao destino, o Captain Peter verificará o seu estado e enviará uma actualização aos clientes. Mais tarde, estes receberão informações configuradas para as suas necessidades específicas.
A tecnologia RCM permite indicar a localização, a temperatura, a humidade e a carga energética dos contentores reefer. Caso algum problema seja detectado, os clientes podem alertar os seus fornecedores ou fazer com que haja uma verificação no local por inspectores. A Maersk contabiliza em “milhões de dólares” as perdas de cargas evitadas.
“O nosso objectivo é que o produto RCM seja parecido com a sua aplicação de smartphone favorita. Ainda há muito trabalho em papel e processos difíceis no comércio global. O Captain Peter ajudará a cuidar de parte dessa complexidade… ao envolver-se com o cliente de ponta a ponta da cadeia de abastecimento”, refere, citado em comunicado, Anne-Sophie Zerlang Karlsen, chefe de gestão global de reefers da Maersk.
“Com o número de utilizadores activos da plataforma RCM a crescer constantemente, a meta é que o Captain Peter reúna informações suficientes para poder prever possíveis danos à carga e fornecer sugestões de configuração antes dos contentores serem enviados”, acrescenta a executiva.
Uma curiosidade: o Capitão Peter [Mærsk Møller] foi o pai de Arnold Peter Møller, fundador da Maersk, e avô de Mærsk Mc-Kinney Møller, que transformou a Maersk no gigante que hoje se conhece.