A Maersk garantiu a última parcela disponível na ZAL do porto de Barceona, para a partir daí oferecer serviços de logística integrada.
A Maersk prossegue a sua estratégia de crescimento em terra, com uma oferta completa de serviços de transportes e logística. A entrada na ZAL de Barcelona inscreve-se nesse objectivo e no plano de criação de mais de 20 plataformas na União Europeia.
A Maersk contratou uma área de 14 mil metros quadrados (curiosamente, a última disponível já na área de expansão), onde a CILSA (a gestora da ZAL) irá investir 8,5 milhões de euros para lhe disponibilizar uma plataforma de 8 500 metros quadrados, operacional a partir do próximo ano.
A partir de Barcelona, a Maersk propõe-se servir a Península Ibérica e o Sul de França.
A escolha de Barcelona para a localização da plataforma tem a ver com o facto de a companhia dinamarquesa dispôr ali de um terminal e de ser a primeira operadora de contentores no porto catalão. Isso, a dimensão do mercado e os bons acessos ao resto da Península e ao lado de lá dos Pirinéus.
A ZAL do porto de Barcelona abrange 92 hectares, nos municípios de Barcelona e El Prat de Llobregat. Até agora estava ocupada a 98%. Agora está completamente esgotada e a reclamar nova ampliação.