O Ane Maersk é o primeiro porta-contentores de 16 000 TEU dual fuel a metanol do mundo. Começará a operar no arranque de Fevereiro.
Depois do primeiro feeder dual fuel a metanol do mundo, com uma capacidade de 2 100 TEU, a Maersk volta a ser primeira, agora com um porta-contentores de 16 mil TEU, hoje baptizado nos estaleiros da HD Hyundai Heavy Industries, em Ulsan, na Coreia do Sul.
Com 349 metros de comprimento e 54 metros de boca, o novo navio distingue-se, desde logo, pelo design inovador, com a ponte de comando e os alojamentos localizados próximo da proa, para obter uma maior eficiência no consumo de combustível, refere a companhia.
O Ane Maersk será alinhado no serviço AE7, entre a Ásia e a Europa, da companhia dinamarquesa. a partir do início de Fevereiro, utilizando na sua viagem iunaugural metanol verde. A companhia “continuará a trabalhar diligentemente em soluções de fornecimento e abastecimento para sua frota de navios movidos a metanol em 2024-25”, refere em comunicado.
A Maersk tem ainda encomendados seis porta-contentores dual fuel a metanol de 9 000 TU.