A frota de navios porta-contentores inactivos totalizava cerca de 738 mil TEU na última semana. A Maersk concentrava cerca de 40%. do total.
De acordo com o barómetro semanal da Linerlytica, com o fim das festas do Ano Novo chinês foram vários os porta-contentores recolocados em serviço, o que permitiu reduzir os inactivos, de 3,8% da frota total, em Fevereiro, para cerca de 2,8%.
Entre os diferentes operadores com navios imobilizados destaca-se, de muito longe, a Maersk, que, sempre segundo a Linerlytica, terá cerca de 300 mil TEU de capacidade parados. O equivalente, grosso modo, a mais de 7% da sua capacidade.
A Maersk concentra, assim, cerca de 40% da frota inactiva. A MSC, ainda sua terceira parceira aliança 2M, é terceira neste ranking muito particular, com perto de 70 mil TEU de capacidade imobilizados.
A Linerlytica destaca, a propósito, que, considerando as alianças, a Ocean Alliance é a que tem menos navios parados., comparativamente com a 2M e mesmo com a THE Alliance.