Depois de ter sido a primeira a encomendar navios a metanol, a Maersk prepara-se para ser pioneira na conversão de porta-contentores para dual fuel a metanol.
O processo de conversão está a ser desenvolvido pela Maersk em colaboração com a MAN Energy Solutions, ao mesmo tempo que decorrem as negociações com estaleiros para realizar os trabalhos.
A conversão propriamente dita só deverá arrancar em meados de 2024, prevendo a companhia alargá-lo a outros navios da frota a partir de 2027.
A conversão de porta-contentores com motgorizações convencionais para modos dual fuel a metanol é apresentada como uma solução para acelerar a transição energética e ambiental utilizando já em operação em alternativa à construção de novos.
Contudo, a conversão implica muitas mais mexidas do que a simples substituição de alguns componentes do motor, e é isso que ainda está a ser estudado, e daí o horizonte de meados de 2024.
O comunicado da Maersk é omisso quanto às características do navio que será convertido e quanto aos custos do procedimento.
A Maersk opera com uma frota de mais de 700 navios, dos quais cerca de 300 são sua propriedade.