A Maersk Line anuncia para Outubro o fim do serviço ME5, West Central Asia – Europe. A justificação é a de sempre: ajustar a oferta à procura.
O ME5 liga o subcontinente indiano (Chennai e Colombo) ao Mediterrâneo Ocidental (Algeciras, Valância, Génova) com escalas intermédias em Salalah, Jeddah, Aqaba e Port Said.
O fim do serviço corresponderá a um corte de 16% na oferta de capacidade neste tráfego particular, reconhece a Maersk Line. Em jeito de compensação, a companhia acrescentará portos de escala nas rotações ME1, ME2 e ME3 e iniciará um serviço feeder entreChennai, Colombo e Salalah.
Em Abril passado, já Nils Anderson, o CEO do Grupo Maersk, reconhecia aos analistas ter a companhia sobrestimado o crescimento da procura.
No ano passado, os volumes movimentados entre a Ásia Ocidental e a Europa ascenderam a 1,1 milhões de TEU (mais 4% em termos homólogos). No sentido inverso, os tráfegos cresceram 5% para 2,17 milhões de TEU, segundo os dados da IHS.
Em Agosto passado, a Maersk Line e a MSC anunciaram a suspensão do seu serviço AE9/Condor no Ásia-Europa. E já no início de Setembro foi a vez da Ocean Three comunicar a fusão dos serviço FAL2 e FAL3 num único FA23.