A Maersk Line anunciou o fim das escalas em Lisboa enquanto durar a greve dos estivadores, e a CMA CGM juntou-se às companhias a cobrar taxas de congestionamento no porto da capital.

Maersk suspende escalas em Lisboa por causa da greve dos estivadores

A greve convocada pelo sindicato dos estivadores visa apenas a prestação do trabalho suplementar, mas os seus efeitos estão a ir para além dos períodos de trabalho “fora de horas”. Pelo menos a avaliar pela reacção das companhias de transporte marítimo de contentores.

A Maersk Line anunciou a suspensão das escalas na capital enquanto durar o protesto dos estivadores, com o consequente desvio das cargas para Leixões.

Já a CMA CGM comunicou ao mercado, ontem mesmo, a cobrança de uma sobretaxa de congestionamento de emergência sobre as cargas de exportação para o West Africa. A sobretaxa, de 140 euros/TEU, será efectiva a partir do próximo dia 21.

Na mesma linha, a MacAndrews, já tinha anunciado uma sobretaxa de 55 euros/TEU em todas as cargas com origem/destino em Lisboa e em Setúbal. A companhia justificou a medida com os sobrecustos dos atrasos de 5-7 dias, em média, nas escalas nos dois portos nacionais por causa da greve.

Há três dias, a PSL Navegação, companhia nacional que opera em especial para Angola, também anunciou uma sobretaxa de congestionamento de 150 euros/TEU para a saída prevista para o próximo dia 21, e para vigorar até ao final da paralisação.

E os casos multiplicam-se. A greve dos estivadores ao trabalho suplementar (e não só) convocada pelo SEAL prolonga-se até 8 de Outubro. Note-se que o trabalho suplementar inclui, por regra, as operações aos sábados, domingos e feriados.

 

Este artigo tem2 comentários

  1. É o último capítulo da guerra entre os estivadores e o porto de Lisboa, quando a MINISTRA DO MAR ENGª ANA PAULA VITORINO é amigos do PCP + BE, eles mandam e o porto de Lisboa perde, é 1 vergonha o que esta ministra não faz a sua incompetência dura há muitos anos (em 2 governos socialistas, com Sócrates + Costa) levando o maior operador mundial MAERSK a bater com a porta e a sair da capital de Portugal, Srª MINISTRA DEVIA SEGUIR O SEU BOM EXEMPLO E DEMITIR-SE OU SER DEMITIDA JÁ !!

  2. … é amiga …

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*