A Maersk desistiu da compra da DB Schenker. A DSV é, cada vez mais, a favorita, mas não está sozinha no processo, que continua como previsto, garante a Deutsche Bahn.
“Nos últimos meses, a Maersk conduziu uma revisão dos negócios da DB Schenker e, nas últimas semanas, tivemos a oportunidade de realizar uma due diligence aprofundada. Após esta revisão, a Maersk decidiu retirar-se do processo”, anunciou o CEO da companhia, Vincent Clerc.
“Dissemos que iríamos analisar esta oportunidade e foi o quefizemos. A nossa analise confirmou a DB Schenker como uma empresa interessante, com um portefólio abrangente no mercado logístico e com potencial adicional para desbloquear no futuro”, acrescentou o CEO. Mas “a revisão aprofundada também identificou áreas de difícil ntegração e, por fim, concluímos que adquirir a DB Schenker não seria a coisa certa a fazer para o nosso negócio neste momento”, concluiu.
Segundo fontes do mercado, a Maersk estaria disponível a pagar 15 mil milhões de euros pela DB Schenker, sendo a sua a maior oferta.
Com o afastamento da companhia dinamarquesa, o caminho parece ficar facilitado pela a DSV. Mas há outros interessados, casos da transportadora nacional saudita Bahri e de um consórcio integrado pela CVC Capital Partners, o Carlyle Group e o fundo soberano de investimentos do Abu Dhabi.
Do lado da Deutsche Bahn, a mensagem para o mercado é que o processo de venda da DB Schenker continua conforme o planeado. “Estamos actualmente em intensas discussões com as diversas partes interessadas na DB Schenker”, afirmou.
Foi em Dezembro do ano passado que a Deutsche Bahn colocou à venda a DB Schenker. A alienação deverá gerar um encaixe em torno dos 15 mil milhões euros, que serão integralmente aplicados na redução da dívida da Deutsche Bahn, actualmente estimada em 34 mil milhões de euros.