A Maersk deverá exercer em Junho a primeira opção para a encomenda de mais navios de 18 000 TEU, adiantou em Singapura o CEO da companhia.
“A primeira decisão é em Junho e esperamos exercer a opção para mais dez”, referiu Nils Andersen, citado na imprensa internacional. O negócio, avaliado em 1,9 mil milhões de dólares, elevará para 20 o número de navios da classe Triple-E encomendados pelo armador dinamarquês aos estaleiros da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering.
Até ao final do ano a Maersk poderá ainda exercer a segunda opção, relativa a mais dez navios iguais. E nesse caso o contrato elevar-se-á a 5,4 mil milhões de dólares, o maior contrato da história da indústria de construção naval.
Os navios deverão ser entregues entre 2013 e 2015.
Os Triple-E sucedem aos E-Class, actualmente os maiores navios da Maersk. Os novos navios terão 400 metros de comprimento e transportarão mais 16% de contentores, dispostos em 23 filas.
Os navios navegarão a uma velocidade comercial de 19 nós (menos que a concorrência), com a vantagem de consumirem menos e poluírem menos também: menos 20% que os navios da classe do Emma Maersk e menos 50% que a média das embarcações que operam no Ásia-Europa.
Entretanto, também a CMA CGM estará a preparar-se para dar mais um “salto” na dimensão dos seus navios. O armador francês estará a negociar com os estaleiros da Samsung Heavy Industries o aumento da capacidade de cinco navios encomendados, de 12 800 TEU para 16 000 TEU.
Actualmente, o maior navio da CMA CGM é o “Cristóvão Colombo”, com uma capacidade de 13 344 TEU.