A Maersk duplicou a oferta de capacidade do seu serviço AE19, o primeiro a ligar por comboio a Ásia ao Norte da Europa.
O serviço, até aqui semanal, disponibiliza agora duas ligações por semana em ambos os sentidos, anunciou a Maersk, que o justifica com o aumento da procura.
Na verdade, a procura aumentou logo com o surgimento da pandemia, tendo-se verificado crescimentos da ordem dos 75% em Abril, Maio e Junho comparativamente ao período pré-Covid. E a tendência mantém-se, à medida que as companhias de transporte marítimo continuam a cancelar viagens e a Europa volta a entrar em confinamento.
Preços e transit times competitivos são o “segredo” do sucesso do negócio.
O AE19 da Maersk combina a ferrovia com o short sea shipping, As cargas à saída da Ásia são encaminhadas por navio para o porto russo de Vostochny. A partir daí a viagem é feita de comboio até São Petersburgo, onde de novo se faz o embarque para Bremerhaven ou Roterdão.
E aí reside uma vantagem competitiva face a outros serviços ferroviários Ásia-Norte da Europa. Uma vez que a solução combinada evita o cruzamento das fronteiras ferroviárias dos países de atravessamento entre a China e a Europa, que em alguns casos continuam a ser fonte de atrasos.
O serviço ferroviário da Maersk entre a Ásia e o Norte da Europa foi lançado no ano passado. apenas no sentido westbound e com uma periodicade mensal. Depois passou para quinzenal e, em Setembro passado, passou a semanal e a integrat o portefólio de serviços da companhia.