A Maersk e a CMA CGM estão na “corrida” aos cerca de 50 mil TEU/ano que a Artlant exportará a partir de Sines. A produção arrancará já no terceiro trimestre. A Cosco também é esperada no Terminal XXI.
Até 16 de Junho próximo, a Artlant, a maior fábrica de PTA da Europa, escolherá entre a Maersk e a CMA CGM o seu parceiro para assegurar o transporte dos seus contentores para todo o mundo, avança o “Expresso”. A hipótese de ficar com os dois está também sobre a mesa.
A confirmar-se este cenário, Sines e o Terminal XXI passará a ser escalado pelos três maiores operadores mundiais de transporte marítimo de contentores. A MSC já ali opera desde o início.
O negócio da Artlant é suficiente grande para interessar os grandes players. A fábrica, lançada pela La Seda de Barcelona, produzirá na ZIL de Sines cerca de 700 mil toneladas anuais de PTA. E 95% destinar-se-á à exportação em contentores.
Mas para o porto de Sines a importância da Artlant não se confinará ao Terminal XXI. Também o terminal de granéis líquidos beneficiará com a importação de matérias-primas para o fabrico do PTA. Num ano cruzeiro serão cerca de 500 mil toneladas de ácido acético e paraxileno.
As exportações da Artlant deverão iniciar-se em Outubro próximo e representar cerca de 5 000 TEU até ao final do ano.
No entretanto a PSA Sines está a ultimar a expansão do Terminal XXI, de modo a poder operar em simultâneo mais navios nos seus 730 metros de cais acostável.
Assim o tráfego o justifique, o Terminal XXI poderá ainda crescer, de um milhão para 1,7 milhões de TEU/ano. Mas, mais do que isso, Sines tem capacidade para acolher mais um, ou mesmo dois terminais de contentores de iguais dimensões. Espaço é coisa que não falta.