A TradeLens, plataforma de blockchain lançada pela Maersk e IBM, encerrará no primeiro trimestre de 2023, anunciaram os promotores.
A TradeLens foi lançada em Agosto de 2018, logo com 94 parceiros, e rapidamente ganhou novos aderentes, como a MSC, CMA CGM, Hapag-Lloyd, ONE, Yilport ou DP World.
Ainda assim, “infelizmente, enquanto conseguimos desenvolver com sucesso uma plataforma viável, não alcançámos a necessária colaboração plena da indústria global. E, assim, a TradeLens não atingiu o nível de viabilidade comercial necessária para continuar o trabalho e cumprir com as expectativas financeiras de um negócio independente”, justificou, em comunicado, o Head of Business Platforms da A.P. Moller – Maersk, Rotem Hershko.
O trabalho para descontinuar a plataforma iniciar-se-á de imediato, e a TradeLens deverá ficar offline no final do primeiro trimestre do próximo ano, refere o comunicado.
Desde a sua criação, a TradeLens processou mais de 33 milhões de documentos, tratando actualmente cerca de 30 mil transacções diárias.
Ainda há cerca de um mês, a novo CEO da TradeLens, Kim Spalding, partilhava um futuro promissor para a companhia, na digitalização das cadeias de abastecimento.