A Maersk e a MSC anunciaram hoje o fim da aliança 2M, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2025.
Num comunicado conjunto, a Maersk e a MSC anunciaram terem chegado a acordo sobre o fim da aliança que as uniu desde 2015.
“A MSC e a Maersk reco9nhecem que muito mudou desde que as duas companhias assinaram o acordo por dez anos em 2015. Descontinuar a aliança 2M abre caminho para que ambas prossigam as suas estratégias individuais”, justificaram Vincent Clerc, o novo CEO da A. P. Moller – Maersk, e Soren Toft, CEO da MSC, no comunicado conjjunto.
O anúncio de hoje vem confirmar os rumores que corriam no mercado e que foram ganhando intensidade à medida que a MSC se foi distanciando da sua parceira em termos de capacidade de transporte de contentores, e
em função dos investimentos de ambos os grupos numa estratégia de integração vertical do negócio.
O fim da aliança 2M deverá ter influência, desde logo, nas dinâmicas dos principais mercados de shipping de contentores, mas também no desenvolvimento das duas outras alianças, a Ocean Alliance e a THE Alliance.
Curiosamente, o anúncio do fim da 2M acontece num momento em que a Comissão Europeia está a rever o CBER, o estatuto que isenta as alianças de shipping de contentores de algumas regras da concorrência.