A Maersk e a MSC anunciaram a suspensão de um dos seis serviços que operam conjuntamente no âmbito da aliança 2M, entre a Ásia e o Norte da Europa.
O serviço em causa é o AE1 / Shogun (de acordo com as terminologias da Maersk e da MSC), que era assegurado por 12 navios, com capacidades entre os 13 mil e os 20 500 TEU, e que escalava Ningbo, Xiamen, Yantian, Tanjung Pelepas, Roterdão, Bremerhaven, Roterdãi, Tanger Med, Salalah, Hong Kong e regresso a Ningbo.
De acordo com a Alphaliner, a suspensão do serviço não é uma surpresa, uma vez que desde o início de Dezembro do ano passado que as viagens eram canceladas, semana após semana.
A suspensão do serviço da 2M percebe-se no actual contexto de excesso de oferta de capacidade no Ásia – Norte da Europa, mas também não pode ser dissociado do anunciado fim da aliança entre a Maersk e a MSC.
Na verdade, é provável que outros serviços conjuntos vão sendo descontinuados à medida que se aproxime a data do fim da aliança, dando liberdade às duas companhias para implementarem as suas estratégias individuais.
Que o excesso de capacidade não será o factor primordial a ditar o fim do AE1 / Shogun prova-o o facto, sublinhado pela Alphaliner, de a MSC estar a receber – em Março e Abril – cinco navios de +24 mil TEU.
Mais, a companhia italo-helvética prepara o lançamento de um novo serviço Dragon, entre a Ásia e o Mediterrâneo, com cinco navios de 9-14 000 TEU de capacidade, acima dos 7 000 inicialmente previstos, assinala ainda a Alphaliner.