A Maersk e a ONE estarão no mercado para encomendar até 25 navios porta-contentores a metanol, avança a Alphaliner.
De acordo com a consultora, a Maersk estará a negociar junto de estaleiros chineses a construção de até 15 navios de 3 500 TEU movidos a metanol.
A Maersk baptizou ainda no mês passado o primeiro porta-contentores a metanol do mundo, um feeder de 2 100 TEU, e tem encomendados outros 25, com capacidades entre os 9 000 e os 16 000 TEU. Aliás, as encomendas colocadas este ano pela companhia dinamarquesa respeitam todas a navios a metanol.
Já a ONE estará compradora de até uma dezena de navios de cerca de 13 000 TEU, com propulsão tradicional ou dual fuel a metanol.
A ONE ainda não encomendou qualquer navio a metanol, pelo que a confirmar-se a opção por aquele combustível alternativo, será uma estreia.
O metanol tem estado a ganhar ao terreno ao GNL como combustível alternativo, representando já 52% das encomendas de porta-contentores colocadas nos primeiros nove meses do ano corrente.