A Maersk anunciou a encomenda de 20 navios porta-contentores dual fuel a GNL, num total de 300 mil TEU.
As encomendas agora anunciadas cumprem o programa de renovação da frota anunciado pela Maersk em Agosto passado. Os novos navios têm entregas previstas entre 2028 e 2030.
De acordo com o comunicado emitido a propósito, as encomendas compreendem dois navios de 9 000 TEU e seis navios de 17 000 TEU a serem construídos nos estaleiros Yangzijiang Shipbuilding, na China, e 12 navios de 15 000 TEU, repartidos entre os estaleiros Hanwha Ocean, na Coreia do Sul, e New Times Shipbuilding, na China.
“Devido aos seus diferentes tamanhos, os novos navios poderão cumprir diferentes funções na nossa futura rede e dar-nos-ão grande flexibilidade na sua alocação”, refere, citada em comunicado, Anda Cristescu, Head of Chartering & Newbuilding na Maersk.
O valor do negócio não é referido.
Também no âmbito do plano anunciado em Agosto, a Maersk anunciou hoje ter concluído o programa de fretamento de navios a metanol e GNL, num total de 500 mil TEU, junto de vários armadores. Também aqui se tratará de substituir unidades existentes. Não foi adiantado qualquer calendário.