A Maersk anunciou hoje a encomenda de oito navios de 16 mil TEU, com opção para mais quatro, alimentados a metanol.
Os primeiros grandes porta-contentores do mundo movidos a metanol serão construídos para a Maersk nos estaleiros da Hyundai Heavy Industries. As oito unidades firmes serão entregues no primeiro trimestre de 2024. As quatro opções sê-lo-ão em 2025.
Os navios serão equipados com um sistema dual-fuel, que lhes permitirá operar indistintamente a metanol ou usando combustível de baixo de teor de enxofre. A opção representa um custo extra de 10-15%, sendo que o investimento não foi revelado.
“O tempo de agir é agora, se queremos resolver o desafio climático do shipping. Esta encomenda prova que já hoje estão disponíveis soluções neutras em carbono nos vários segmentos de porta-contentores, e que a Maersk continua comprometida com o crescente número de clientes que querem descarbonizar a sua supply chain. Mais, este é um sinal para os produtores de combustíveis de que a procura por combustíveis verdes do futuro está a crescer depressa”, sublinhou Soren Skou, CEO da A.P. Moller-Maersk.
No início de Julho, a Maersk encomendou o primeiro navio feeder a metanol do mundo, com entrega previstas para meados de 2023. Logo em meados do mesmo mês, no mercado falou-se num nova encomenda, que seria de 12 navios de 15 mil TEU.
Os novos navios hoje anunciados visam substituir tonelagem mais antiga que deixará de operar com as cores da Maersk até, precisamente, ao primeiro trimestre de 2024. A companhia dinamarquesa mantém a intenção de conter a dimensão da sua frota na casa dos 4-4,3 milhões de TEU.