A Maersk contratou com os estaleiros do Yangzijiang Shipbuilding Group a construção de seis porta-contentores dual fuel a metanol. anunciou.
Com mais esta encomenda, a Maersk eleva para 25 unidades a sua carteira de encomendas de porta-contentores dual fuel a metanol, O primeiro será entregue já este Verão.
A encomenda hoje anunciada respeita a seis navios de 9 000 TEU. Uma opção justificada com a flexibilidade na escolha dos serviços – actuais ou novos – em que serão alinhados.
As entregas das novas unidades está contratada para 2026 e 2027. Irão substituir navios actualmente em serviço.
Foi em 2021 que a Maersk fez história com a encomenda do primeiro porta-contentores preparado para operar a metanol verde, um feeder de 2 300 TEU.
Desde então, a companhia comprometeu-se a encomendar apenas navios capazes de operar com combustíveis verdes, no âmbito do seu objectivo de atingir emissões líquidas zero em 2040.
O valor do investimento não foi divulgado.