Terça-feira, Março 21, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Arbitragem marítima. Acidente do Prestige e decisão do TJUE

    Ficar a ver navios

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    CNTMP – Um exemplo a seguir

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Arbitragem marítima. Acidente do Prestige e decisão do TJUE

    Ficar a ver navios

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    CNTMP – Um exemplo a seguir

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Maersk esmaga previsão de lucros para 2023

por T&N
08/02/2023
em Destaque, Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A Maersk prevê atingir este ano um EBITDA entre os 8 e os 11 mil milhões de dólares e um EBIT entre os 2 e os 5 mil milhões de dólares. Muito longe dos resultados históricos alcançados em 2022.

Cumpriu-se o que foi sendo anunciado – e melhorado – ao longo do ano: a Maersk anunciou os seus melhores resultados anuais de sempre, com um volume de receitas de 81,5 mil milhões de dólares (+32% face a 2021), um EBITDA de 36,8 mil milhões de dólares (+53%) e um EBIT de 30,9 mil milhões de dólares (+57%).

Sem surpresa, o negócio garantiu a fatia de leão dos resultados, com receitas de 64,3 mil milhões de dólares, um EBITDA de 33,8 mil milhões e um EBIT de 28,1 mil milhões.

No balanço anual de 2022, os volumes transportados recuaram 8,9%, para 11,9 milhões FFE, com a quebra a ser mais notada no Leste – Oeste (-10,9%), precisamente o principal mercado da Maersk. Contudo, os fretes médios compensaram com uma subida homóloga de 39% até aos 4 628 dólares/FFE (de novo, com destaque para o Leste – Oeste, onde a subida chegou aos 49%).

Mas no quarto trimestre o cenário já não foi tão glamoroso, com todos os principais indicadores referidos no vermelho, em termos homólogos. E desde logo com uma quebra de 14% nos volumes transportados e um recuo de 3,5 nas tarifas médias. Uma evolução que prenuncia um ano de 2023 mais desafiante.

Nas “guidances” para o novo ano, a Maersk prevê crescer em linha com o mercado mundial de transporte marítimo de contentores, que deverá evoluir entre -2,5% e +0,5%.

E com os custos a subir, a previsão para o final do exercício é de um EBITDA entre os 8 e os 11 mil milhões de dólares e um EBIT entre os e os 5 mil milhões de dólares.

Colocando as coisas em perspectiva, a Maersk lembra que uma variação (para mais ou para menos) de 100 dólares/FFE na tarifa média terá um impacto de 1,2 mil milhões de dólares no EBIT de 20223. Do mesmo modo que 100 mil FFE transportados a mais ou menos representa 100 milhões de dólares de EBIT, para cima ou para baixo.

 

Notícias Relacionadas

MSC Irina é que é o maior do mundo
Marítimo

MSC Irina é que é o maior do mundo

15/03/2023
Casamentos, divórcios com muita água à mistura
Marítimo

Maersk e MSC suspendem primeiro serviço da 2M

15/03/2023
ONE multiplica lucros no primeiro trimestre
Marítimo

ONE repete encomenda de dez navios

15/03/2023
A seguir
APSS reconverte rede de iluminação pública para led

APSS reconverte rede de iluminação pública para led

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

CMA CGM multiplica escalas em Lisboa

CMA CGM multiplica escalas em Lisboa

20/03/2023
Cosco Shipping Ports entra nos terminais de Xangai

China reforça no top dos portos de contentores

20/03/2023
Maersk Air Cargo estreia com voos para a China

Maersk Air Cargo estreia com voos para a China

20/03/2023
Samskip lança comboio entre Amesterdão e Milão

Samskip, Duisport e TX Logistik em JV ferroviária

20/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist