O Maersk Essen, apanhado por uma tempestade em pleno oceano Pacífico, perdeu até 750 contentores, confirmou a Maersk.
O Maersk Essen, um navio de 13 100 TEU, perdeu os contentores no mar no passado dia 16, quando se dirigia para Los Angeles. Além das unidades que caíram borda fora, outras foram afectadas ou sofreram danos e terão, por isso, de ser reposicionadas ou mesmo descarregadas no porto californiano.
As tempestades no oceano Pacífico fizeram, assim, mais uma vítima. Ainda há poucos foi a vez da Zim perder 76 contentores a bordo do ER Tianping, em trânsito entre a Coreia do Sul e a América do Norte. E no último dia do ano passado o Ever Liberal, da Evergreen, perdeu 36 contentores.
Mas o maior acidente do género, nos últimos sete anos, aconteceu no final de Novembro com o ONE Apus, que perdeu 1 816 contentores e danificou centenas de outros (de tal modo que as operações de descarga no porto de Kobe ainda continuam).
Os incidentes de perda de contentores são relativamente comuns na época do Inverno, mas a recorrência e a gravidade dos últimos casos levanta a questão de saber se não se estará perante um problema estrutural, resultado da opção das companhias de navegação em carregarem até aos limites os seus navios, como referiu a propósito Lars Jensen.