Pelo segundo ano consecutivo, a Maersk Line, a Hamburg Süd e a APL foram, em 2013, as companhias mais pontuais, de acordo com a análise da SeaIntel. A diferença entre os melhores e os piores operadores reduziu-se mas a performance global degradou-se.
A Maersk Line, número um mundial no transporte marítimo de contentores, é também líder na fiabilidade, com uma taxa de pontualidade acima dos 85%, conclui a SeaIntel. No entanto, regrediu três pontos percentuais face ao resultado de 2012.
O mesmo aconteceu à Hamburg Süd e a à APL, que repetiram em 2013 as posições alcançadas no ano anterior.
A MSC, número dois mundial, foi a companhia que mais progrediu, de 2012 para 2013. Ainda assim, não conseguiu deixar o último lugar na tabela dos 20 maiores players do sector. A sua taxa de pontualidade permanecia, no final de 2013, abaixo dos 75%, segundo a SeaIntel.
Além da MSC, também a PIL, a CSCL e a UASC lograram melhorar a sua performance global, tendo com isso galgado vários lugares no “top 20”.
Num cenário global de degradação do serviço, medido pela pontualidade, a SeaIntel destaca o facto de ser reduzido a diferença entre os melhores e os piores players. Fruto das alianças e parcerias que se multiplicam entre os diferentes operadores, e consequência também do maior enfoque na redução de custos (mais do que na melhoria do serviço aos clientes…, registam os analistas).
Facto é que todas as principais rotas de comércio assistiram a uma degradação da pontualidade em 2013 face a 2012, excepção feita ao trans-Pacífico no sentido eastbound, onde se verificou uma melhoria de 0,7 pontos percentuais.