A APM Terminals, a divisão dos terminais de contentores da Maersk, foi o operador que mais cresceu no ano passado, com isso subindo a segundo no ranking da Drewry.
No ano passado, a APM Terminals movimentou 50,4 milhões de TEU, mais 10,3% que em 2020, e assim ultrapassou a COSCO e a China Mercant Ports.
Na frente do ranking mundial manteve-se a PSA de Singapura, com um total de 63,4 milhões de TEU movimentados (+6,5% em termos homólogos).
Os dados constam do último Global Container Terminal Operators Annual Review and Forecast da Drewry Consultants.
A consultora prevê que a oferta de capacidade dos terminais cresça a uma média anual de 2,4% até 2026, quando deverá atingir os 1,38 mil milhões de TEU.
Já a procura deverá crescer menos, pelo que a taxa de utilização da capacidade dos terminais deverá baixar, dos 75% previstos no ano passado para 70%.
O desenvolvimento dos terminais existentes deverá dominar os investimentos, mas a Drewry nota um renovado apetite por projectos de raiz, e cita os casos da CMA Terminals (Grupo CMA CGM), Hutchison e TIL (Grupo MSC).