A Maersk lançou hoje o Maersk Spot, um serviço de reservas e compras online com embarque garantido, para simplificar o processo e acabar com o overbooking.

Com o Maersk Spot, os clientes podem pesquisar e obter preços online 24 horas por dia, sete dias por semana. O preço total é calculado e fixado quando a reserva é confirmada, o que acontece instantaneamente.

A partir daí, a Maersk garante o embarque do contentor nas condições acordadas, sob pena de ter de compensar o cliente. E o cliente compromete-se a entregar o contentor em tempo útil, sob pena de suportar os custos.

A companhia acredita que o Maersk Spot reduzirá as situações de overbooking, que resultam também da pouca fiabilidade nas entregas das mercadorias para embarque.

“Não é incomum ver overbookings na ordem de 30%, e muitas vezes isso leva ao adiamento do embarque das cargas dos clientes, já que há overbooking para compensar os atrasos nas entregas das cargas. Isso cria muita incerteza para nossos clientes”, indica, citada pela assessoria de imprensa, Silvia Ding, chefe global de produtos oceânicos da Maersk.

A nova solução hoje apresentada já foi testada ao longo do segundo trimestre com cerca de 3 000 clientes únicos, tendo sido assim contratados os envios de cerca de 50 mil FEU.

Além da visibilidade que dá ao processo, o Maersk Spot, sendo integralmente online, reduz a cinco os os 13 passos necessários no processo tradicional de compra, com muitas comunicações e papéis à mistura.

O Maersk Spot já se encontra disponível em todas as rotas da companhia, excepto nas com origem e destino nos EUA. O site actual é uma versão beta, mas terá versão definitiva no início de Agosto.

Comments are closed.