A Maersk foi a companhia mais pontual em Outubro, de acordo com a Sea-Intelligence. Mas quer ela, quer a Hapag-Lloyd estão muito longe do que prometem com a Gemini Cooperation.
Em Outubro, a pontualidade global do shipping de contentores melhorou 0,9% face a Setembro, com 51,5% das escalas a acontecerem “a horas”. A Maersk fez melhor, com uma taxa de pontualidade de 57,9%.
Em média, os navios que chegaram atrasados fizeram-se esperar 5,7 dias. Para encontrar um Outubro pior é preciso recuar a 2021, sublinha a consultora.
Nos primeiros dez meses do ano, a pontualidade do shipping de contentores ficou sempre abaixo do verificado em 2023, numa banda entre os 50% e os 55%. A Sea-Intelligence diz que o resultado é baixo, mas ao menos a estabilidade nos atrasos evita “surpresas” aos carregadores sobre o que esperar no mês seguinte.
Entre os 13 principais operadores de shipping de contentores nenhum conseguiu melhor fazer em Outubro melhor do que há um ano. Pelo contrário, 12 dos 13 registaram quebras de dois dígitos. Já na comparação com Setembro deste ano, oito melhoraram a sua performance, com a Wan Hai a destacar-se com um ganho de 5,4 pp e a ZIM a ter a maior queda (menos 3,5 pp).
A Maersk foi, então, a operadora mais pontual, com um taxa de 57,9%, à frente da MSC, com 52%. Seguiram-se no ranking a CMA CGM, Evergreen, Hapag-Lloyd, COSCO, Wan Hai, OOCL, ONE, HMM, ZIM, Yang Ming e PIL.
Maerk e a Hapag-Lloyd, parceiras na Gemini Cooperation, com arranque anunciado para Fevereiro do próximo ano, prometem uma fiabilidade de 90% assim o novo network esteja estabilizado.