A Maersk Line terminou o ano de 2014 como a companhia de transporte de contentores mais pontual, claramente acima da média do sector.

A fiabilidade horária do transporte marítimo de contentores terminou 2014 em queda, de acordo os dados da consultora Drewry. Segundo o “Carrier Performance Insight”, a taxa de cumprimento dos horários nas rotas Ásia-Europa, trans-Pacífico e trans-Atlântico ficou-se pelos 58% em Dezembro, abaixo dos 62% de Novembro e dos 64% de Outubro.

Pior do que Dezembro, no ano passado, só mesmo Agosto, com 55% de cumprimento de horários.

A dinamarquesa Maersk Line (com uma taxa de 80%), a alemã Hamburg Süd (75%) e a chinesa Cosco (70%) foram, de acordo com a Drewry os transportadores mais pontuais no último trimestre.

As companhias que mais melhoraram o desempenho no período em análise foram a MOL (cresceu 11 pontos, para 60%) e a MSC (mais nove pontos, para 61%). A subida desta última pode estar relacionada com o esforço para aproximar-se da Maersk, já que as duas companhias arrancaram em Janeiro com a aliança 2M de partilha de navios.

No que se refere às previsões para este ano, a Drewry admite que a baixa do preço do petróleo poderá melhorar a fiabilidade dos horários (ao permitir que haja navegação a maior velocidade em caso de atrasos). Ao contrário, o arranque das alianças, com o lançamento de novos serviços, poderá piorar os desempenhos.

Tags:

Comments are closed.