A partir de Março, os membros da aliança 2M e a Zim colaborarão também nos tráfegos Ásia-US West Coast e Ásia-Mediterrâneo, foi anunciado.

No ano passado, a Maersk Line e a MSC, membros da 2M, e a Zim acordaram uma parceria para o Ásia-US East Coast. Agora essa parceria será alargada a novos tráfegos.

No caso do Ásia-US West Coast, o serviço TP 9 da Maersk (Maple, no caso da MSC) passará a ser assegurado com base num Vessel Share Agreement  (VSA), com quatro navios da Zim e três da aliança 2M. Além disso, a Maersk Line e a MSC cederão à Zim slots nos navios com que operam o serviço TP 8/Orient. Ambos manterão os horários actuais.

Já no relativo ao Ásia-Mediterrâneo, o acordo de parceria agora anunciado prevê que a Zim possa utilizar capacidade nos serviços AE 12 e AE 15 da Maersk (Phoenix e Tiger da MSC). Também aqui não haverá mudanças nos horários.

Em complemento, a Zim reforçará a sua oferta de serviços feeder no Mediterrâneo Oriental.

O novo acordo entrará em vigor em Março próximo, assim sejam obtidas as necessárias autorizações.

A Zim sempre optou por se manter afastada do movimento de consolidação do transporte marítimo de contentores, não participando sequer em qualquer aliança. Mas desde o ano passado é notória a aproximação à aliança 2M.

O presidente e CEO da companhia israelita classificou o novo acordo com a aliança de Maersk e MSC como sendo um “game changer”.

O acordo agora anunciado vem dar também força aos analistas que perspectivam um fim próximo da parceria entre a 2M e a HMM, que será substituída pela ZIM.

 

Comments are closed.