A Maersk vai despedir mais 3 500 trabalhadores, depois de ter registado um resultado operacional negativo no negócio Ocean, no terceiro trimestre.
A Maersk anunciou hoje que irá despedir mais 3 500 trabalhadores, elevando para dez mil as dispensas desde o início do ano e descendo abaixo dos 100 mil trabalhadores. Os custos dessa restruturação serão agora de 350 milhões de dólares (em Fevereiro, previam-se 150 milhões), mas a perspectiva de poupança para 2024 é de 600 milhões de dólares.
As receitas da Maersk no negócio Ocean (de muito longe o mais importante no grupo ) ficaram-se pelos 7,9 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, muito longe dos 18 mil milhões do período homólogo de 2022. O EBITDA recorrente fixou-se nos 1,1 mil milhões (9,9 mil milhões há um ano) e o EBIT caiu mesmo para terreno negativo (-27 milhões de dólares), en contraste com os ganhos de 8,7 mil milhões do período homólogo.
Explicação para o sucedido (já esperado): essencialmente a quebra dos fretes, que passaram de 5 046 dólares/TEU há um ano para 2 095 dólares agora. Menos 58% em termos homólogos e menos 14% face ao segundo trimestre do exercício corrente. A pressão em baixa foi particularmente notada nos tráfegos Ásia – Europa, África, América do Norte e América Latina.
E no entanto os volumes movimentados até subiram 5% para 3,2 milhões de TEU, enquanto os custos unitários baixaram de 2 563 para 2 287 dólares. Facto é que por cada contentor transportado a Maersk perdeu perto de 200 dólares, com uma margem EBIT negativa de -0,3%, quando há um ano a margem era positiva em 48,5%.
Em termos consolidados, a Maersk realizou receitas de 12,1 mil milhões de dólares (22,8 mil milhões há um ano), um EBITDA de 1,9 milhões (10,9 mil milhões) e um EBIT de 538 milhões (9,5 mil milhões). Isto no terceiro trimestre. No balanço dos primeiros nove meses, as receitas ficaram-se pelos 39,3 mil milhões de dólares (63,7 mil milhões no período homólogo anterior), o EBITDA foi de 8,9 mil milhões (30,3 mil milhões) e o EBIT de 4,5 mil milhões (26,2 mil milhões).
Para o final do ano, a Maersk mantém as previsões anteriormente anunciadas, mas avisa agora que o mais provável é ficar mais próximo do limite inferior dos intervalos de 9,5 – 11 mil milhões de dólares de EBITDA e 3,5 – 5 mil milhões de dólares de EBIT.