O Maersk Eindhoven perdeu “centenas de contentores” no Oceano Pacífico, na noite de ontem, depois de ter ficado sem motor durante uma tempestade.
É o sexto incidente do género desde 30 de Novembro e o segundo a envolver um navio da Maersk. Desta feita, o Maersk Eindhoven, de 13 100 TEU, sofreu um “black out” quando navegava próximo do Japão, proveniente de Xiamen e a caminho de Los Angeles.
Foi a MSC, parceira da Maersk na 2M, que deu conta. no seu site, da perda de “centenas de contentores”, que caíram borda fora. Entretanto, resolvida a questão da propulsão, o navio terá retomado a marcha, mas de volta em direcção à Ásia.
Curiosamente, no mês passado, outro navio da Maersk, o Maersk Essen perdeu no mar cerca de 750 contentores, também quando navegava entre Xiamen e Los Angeles. Acabou desviado para o México.
Nesta série de acidentes em pleno Pacífico, com perda de contentores no mar, o caso mais grave foi o do ONE Apus, que no início de Dezembro perdeu 1 900 contentores e danificou outros, num total estimado na altura em 4 500 TEU.