A Maersk aposta em chegar a 2050 com zero emissões de CO2. Para isso, propõe-se desenvolver navios de zero emissões comercialmente viáveis ​​até 2030.

Maersk aposta em ter navios de emissões zero em 2030

Face a 2007, a Maersk já reduziu as emissões de CO2 em 46%, cerca de 9% mais do que a média do sector, mas pretende ir mais longe.

Com o comércio mundial a crescer e, logo, o transporte marítimo, os desenvolvimentos em curso permitirão, quando muito, suster o crescimento das emissões.

“A única forma possível de alcançar a tão necessária descarbonização no nosso sector é obter combustíveis e cadeias de abastecimento totalmente neutros em carbono”, defende, citado em comunicado, Soren Toft, COO da AP Moller-Maersk.

A companhia afirma que está a esforçar-se por resolver os problemas específicos do transporte marítimo, que exigem soluções  diferentes dos modos rodoviário, ferroviário e aéreo. Desde a Maersk, recordam, a título de exemplo, que os camiões eléctricos de que tanto se fala serão capazes de transportar no máximo dois TEU com uma autonomia de 800 quilómetros. Já navio é suposto transportar milhares de TEU nos 8 800 quilómetros que distam entre o Panamá e Roterdão.

Dada a vida útil de 20 a 25 anos de um navio, a Maersk acredita que este é o momento para unir forças e começar a desenvolver o novo tipo de embarcação que atravessará os mares em 2050.

“Os próximos cinco a dez anos serão cruciais. Investiremos recursos significativos em inovação e tecnologia de frota para melhorar a viabilidade técnica e financeira de soluções descarbonizadas. Nos últimos quatro anos, investimos cerca de mil milhões de dólares e alocámos mais de 50 engenheiros todos os anos ao desenvolvimento e implementação de soluções energeticamente eficientes. No futuro, não podemos fazer isso sozinhos”, sustenta Toft.

Em 2019, a Maersk planeia iniciar um diálogo aberto e colaborativo com todas as partes disponíveis para abordar em conjunto a questão da climática.

 

 

 

 

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