Quase dois anos depois, a Maersk está a reclamar na Justiça uma indemnização pelos prejuízos sofridos com o bloqueio do canal do Suez pelo encalhe do Ever Given.
A Maersk apresentou no Tribunal Marítimo e Comercial da Dinamarca uma acção contra a Evergreen, a Bernard Schulte e a Shoei Kisen Kaisha, reclamando uma indemnização de 300 milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 40 milhões de euros) pelos prejuízos sofridos com o encalhe do Ever Given, entre 23 e 29 de Março de 2021.
A companhia dinamarquesa confirmou a acção, mas não revelou pormenores, desde logo, sobre o valor do pedido de indemnização.
Num comentário, a Evergreen descartou responsabilidades, sustentando que “todas as despesas com a operação de reflutuação e quaisquer compensações são responsabilidade do dono do navio”.
O Ever Given é propriedade da Shoei Kisen Kaisha, estando a gestão técnica a cargo da Bernard Schulte. A Evergreen opera o navio ao abrigo de um contrato de afretamento a termo.
O encalhe do Ever Gven impediu o trânsito no canal do Suez durante seis dias, bloqueando a passagem a cerca de 260 navios, enquanto outros foram desviados para a Rota do Cabo. Em consequência, a regularização dos horários prolongou-se por meses.
Um eventual sucesso da Maersk nesta demanda judicial poderá originar uma cascata de acções semelhantes, com custos imprevisíveis.